Blog do Felipe Borba

12 Maneiras de Salvar uma Relação

Todos já passamos por momentos difíceis em relações, sejam elas familiares, amorosas ou de amizade. Por vezes ficamos tristes por não conseguirmos lidar com todas essas situações. Por isso, vamos falar de 12 maneiras em que você usar para salvar seus relacionamentos.

amor

 

12 Maneiras de salvar uma relação

 

1. Comunicar amor

O amor que trato aqui vai muito além do amor de amantes. Falo aqui do amor na pureza desse sentimento. Aqui, falamos de demonstrar o seu amor pelo outro. E não precisa e nem deve ser apenas com presentes ou formas mirabolantes como vemos em filmes. Os simples gestos, palavras e atitudes no dia a dia traduzem de forma muito mais pura o seu sentimento.

Ainda, comunique de forma com que o outro saiba o que você sente e como ele gostaria de receber esse sentimento.

Por vezes evitamos falar um “eu te amo” por julgarmos sabermos que aquela pessoa já sabe disso, porém talvez ela queira, preciso e goste de ouvir aquilo, de forma que um simples “eu te amo” pode melhorar e muito o dia de ambos. Portanto, não pense duas vezes, fale e demonstre o seu amor àqueles que são importantes para você.

 

2. Evitar falar de erros do passado

Existe uma frase da qual gosto e uso muito: “Se é passado, não vivo mais lá”.

Basicamente, este é o princípio que você deve usar caso queira superar dificuldades no seu relacionamento. Isso não quer dizer que vocês não devam conversar e ajustar os desencontros e erros. Mas depois disso, não fique remoendo esses erros, nem dentro de você e nem ao outro. O erro que vocês cometeram é passado e é lá que ele deve ficar e, a não ser que você queira continuar revivendo aquele erro, não o traga ao presente.

Sua vida acontece hoje, aproveite-a e torne-a a melhor possível.

 

3. Diálogo positivo

Estabeleça sempre um diálogo positivo com a outra pessoa da relação. Mas o que isso quer dizer, Felipe? Procure sempre motivar o outro, elogiar, ajudá-lo em seus problemas e não ignorá-lo nas conversas. Por maior que seja o problema que ele esteja passando ou por mais irrelevante que seja o seu assunto, tenha sempre algo positivo a lhe dizer.

 

4. Falar com respeito e ouvir com atenção

Talvez este seja um dos fatores mais importantes nesta lista. Por mais estressados, cansados e até irritados vocês estejam, nunca pode faltar o respeito entre ambos. E, por mais que de um dos lado falte, de sua parte ele deve sempre existir.

Ainda, não fale com o outro pensando apenas em responder. Ouça-o com atenção e na essência. Se ele está falando algo, por mais banal que seja para você, pra ele é algo importante. Respeite e sinta-se grato pela confiança e liberdade que ele tem para falar sobre isso com você.

 

5. Elogio verdadeiro

Sim, ele deve ser verdadeiro. Também, não se limite apenas a elogios físicos.  Há tantos atributos que você admira nessa pessoa, não? Que tal parar um momento e não pensar nos defeitos, apenas nas qualidades do outro. Que tal fazer uma lista com eles? Que tal enaltecê-los para que o outro perceba que você o admira verdadeiramente? Isso é bom não só para ele, quanto para o relacionamento de vocês. Pratique!

 

carinho

 

6. Cuidado

Lembra daquela frase que sua mãe dizia: “Quem ama cuida”? Então, cuide bem do seu amor! Se ele está gripado, que tal fazer um chá? Se ela esqueceu o guarda-chuva e choveu, que tal ir buscá-la? Se ela está mais sensível, que tal reservar um tempo para ficarem juntos? Se ele se estressou no trabalho, que tal fazer um cafuné? São pequenos cuidados que vocês podem ter um com o outro que irão, certamente, melhorar o relacionamento.

 

7. Carinho

Andando junto com o cuidado, o carinho envolve também o contato físico. Um beijo na testa, um olhar diferente, um carinho no rosto, um abraço, um beijo… Demonstrar seu amor através do carinho aumenta a intimidade e a confiança entre os envolvidos e, consequentemente, na relação.

 

8. Participação

Seja solícito e participe da vida do seu parceiro. Ajude-o nas tarefas do lar, pergunte como foi seu dia, assistam filmes juntos, cozinhem juntos, façam alguma atividade externa juntos… Enfim, façam mais parte um da vida do outro.

 

9.Paciência

Toda relação vai exigir isso de você. Por vezes a convivência, o desgaste e o dia a dia podem acabar tirando nossa paciência. Porém, tente se controlar e manter-se centrado para o bem do seu relacionamento. Quando perceber que a paciência possa estar se esgotando, respire bem fundo e, ao expirar, fale para si mesmo “paz”. Esse pouco tempo e essa respiração darão ao seu cérebro tempo e condições de não desrespeitar o outro e levar a situação da melhor maneira possível.

 

bom humor

 

10. Bom humor

Não, bom humor não é ficar fazendo piadas da outra pessoa. Aqui nos referimos a levar a vida de uma maneira mais leve. É ao levantar, sorrir e dizer bom dia. É evitar caretas ao ouvir o outro. É desejar “bom trabalho” quando o outro estiver para sair. É manter um ambiente harmonioso. Ter bons momentos juntos pode ser a solução para a relação, portanto esteja sempre disposto a ser o momento feliz do outro.

 

11. Cuide de si para o outro

É importante estarmos bem com nós mesmos para podermos, então, fazer o outro feliz. Para tanto, cuide de você, da sua saúde física e mental, da sua auto estima, seu corpo e sua beleza. Não me interpretem mal, quando digo isso não é para que você faça dietas absurdas ou uma cirurgia plástica. É aceitar-se e cuidar de você. Esteja bem consigo primeiro e assim, poderá estar bem com e para o outro.

 

12. Auto responsabilidade

É importante saber que você é o responsável pelos seus atos, sejam eles bons ou ruins. Ter auto responsabilidade ajudará você como pessoa e irá diminuir drasticamente os conflitos de relacionamento. Se seu relacionamento não vai bem, não é apenas a outra pessoa o problema, você também tem responsabilidade por isso. Quando tomamos a responsabilidade para nós e sabemos quais nossos erros, podemos traçar a solução.

 

Agora que você já sabe as melhores formas de se relacionar, vamos trabalhar para manter os relacionamentos saudáveis e recuperar aquele relacionamento que você preza e está se deteriorando.
Quer saber mais? Conheça 8 maneiras de blindar-se dos sentimentos negativos!

Gostou dessa matéria