Blog do Felipe Borba

6 Segredos Para a Felicidade Que Qualquer Um Pode Obter

6 Segredos Para a Felicidade Que Qualquer Um Pode Obter

Cientistas da Universidade de Wisconsin, nos Estados Unidos, estudaram o cérebro do monge budista Matthieu Ricard e descobriram que ele produz um nível de ondas cerebrais gama sem precedentes na literatura científica. Essas ondas estão ligadas à capacidade de atenção, consciência, aprendizado e memória. Ainda, perceberam que Ricard manifesta um nível de atividade no seu córtex pré-frontal esquerdo bem acima do direito, o que reduz a propensão à negatividade. A partir desses estudos, Ricard foi intitulado pelos cientistas como a “pessoa mais feliz do mundo”.

matthieu ricard

Mas, por sorte, todos nós podemos alcançar essa felicidade.

A partir das “dicas” do Ricard, separamos para você os 5 segredos para obtê-la.

 

1. Felicidade não é um momento

A felicidade não é um momento, é um estado de espírito. Se você buscar sempre estar feliz e não ser feliz você estará buscando constantemente e voltando sua vida para momentos e não para a felicidade plena. Essa busca infinita por momentos prazerosos não deixará você feliz, apenas frustrado e desgastado.

 

2. Defina o que é felicidade para você

Cada um tem o seu conceito de felicidade. Para mim pode ser o bem estar da minha família, para você sua carreira profissional. Então, defina o que é felicidade para você.

 

3. Treine sua mente

Tudo o que fazemos muda nosso cérebro. Toda vez que aprendemos algo ou melhoramos nossas habilidades naquilo nosso cérebro muda. Com nossas características não é diferente. Se treinarmos nossa concentração, treinarmos ter mais compaixão, treinarmos ser mais pacientes, nosso cérebro muda e seremos pessoas diferentes. Toda habilidade pode ser aprendida e acarretar em mudanças positivas nas nossas vidas.

 

4. Seja paciente

As coisas não acontecem da noite pro dia. Assim como você aprendeu a escrever, para gerar o bem estar que você busca, deve ir treinando, amadurecendo, praticando e cultivando as qualidades fundamentais para isso. Com o tempo, isso se tornará um hábito inerente a você.

 

5. Pratique

Assim como qualquer aprendizado a prática é fundamental. Mas cuidado com os exageros. Assim como quando você vai estudar, melhor do que estudar 12 horas seguidas, é estudar poucas horas por dia e mais dias. Desta forma o processo de neuro plasticidade será ativado e seu cérebro passará a entender aquilo como hábito e não como algo pesaroso.

 

6. Não desista

Habituar-se a agir desta maneira nem sempre é fácil ou simples. Por vezes acontecerão falhas. Mas o mais importante é percebê-las, corrigi-las e usá-las como aprendizado para que não se repita. Notar que erramos é a maior das conquistas pois quer dizer que a mudança já ocorreu, só falta tornar-se hábito. Nunca perca o foco do seu objetivo, tenha regularidade e mantenha-se no rumo!

 

Quer começar a aplicar as dicas e não sabe como? Temos uma dica do primeiro passo aqui.

Gostou dessa matéria