Blog do Felipe Borba

6 Sinais da Falta de Inteligência Emocional

A Inteligência emocional determina diretamente o sucesso da nossa vida.

Ser inteligente emocionalmente não quer dizer ser sempre simpático nem aceitar tudo que acontece com você. Ela se refere à autocontrole e autoconfiança.

A falta dela pode prejudicar diretamente suas relações pessoais e profissionais e, consequentemente, sua felicidade.

inteligencia emocional

Conheça 6 sinais que você ou o outro não possuem inteligência emocional.

 

1. Estressar-se quando alguém não entende você

Por vezes estamos em uma conversa explicando nossas ideias ou ponto de vistas e o outro não entende. Uma pessoa com falta de inteligência ficará brava e indignada com o outro, podendo até agredir verbalmente com frases como “Mas como você não entende?”, ou pior “Você é burro de não entender”.

Frases desse tipo mostram a falta de inteligência emocional da pessoa que, ao falar, não consegue perceber que ele não está se fazendo entender para a pessoa que o está escutando e que, o problema aqui, não é o ouvinte e sim ele mesmo.

Essa é uma característica muito comum de pessoas rígidas e egocêntricas e pode acabar “ferindo” o outro.

 

2. Ignorar ou criticar opiniões alheias

Nossas crenças limitantes adquiridas com o passar dos anos acabam nos tornando pessoas fechadas a opiniões diferentes. Mas a verdade é que sempre nos deparamos com elas. Ignorar e criticar as diferentes opiniões demonstra uma grande falta de inteligência emocional, de que você não está preparado e aberto para diferentes pontos de vista. Por mais que não concorde, ouça na essência e tente extrair ao máximo do ponto de vista do outro.

Pessoas com falta de inteligência emocional veem diferentes opiniões como ameaça devido, geralmente, a problemas não superados no passado, o que acaba tornando-os pessoas fechadas e limitando seu conhecimento.

Ouvir na essência e não apenas com o objetivo de responder é uma característica de pessoas com inteligência emocional.

 

3. Ficar irritado com pequenas coisas

Outra característica de pessoas com falta de inteligência emocional é a irritabilidade. São pessoas que tendem a ficar irritadas mais facilmente e com pequenos acontecimentos. Qualquer coisa é motivo para acabar com o dia dessas pessoas e para aquela nuvem negra as perseguir por tempos.

São motivos como o trânsito lento, um esbarrão na rua, derrubar café na camisa e etc, mas para essas pessoas, são o suficiente para ficarem irritadas o dia inteiro. A gente fala mais sobre esse princípio aqui.

 

4. Culpar os outros

Se você já se pegou culpando os outros por problemas na sua vida, saiba que você tem que trabalhar sua inteligência emocional. É muito comum que isso ocorra. Tendemos a arrumar milhões de culpados principalmente para nossos erros, afinal “a culpa é minha e eu boto em quem eu quiser”, certo? Errado!

Culpar a crise pela baixa nas vendas, culpar a filha ou os pais pelo estresse, culpar o chefe pela falta de aumento, culpar o trânsito pelo atraso e outras milhões de desculpas são características de pessoas que possuem falta de inteligência emocional.

Pessoas com inteligência emocional percebem seu erros e problemas e vão em busca da solução.

 

5. Queixar-se

Encarar as coisas como um fardo acaba fazendo com que nos queixemos delas. Isso é comum em uma rotina corrida que temos hoje, onde acabamos sobrecarregados tendo que dividir nossa atenção entre família e trabalho. Porém, ficar se queixando acaba fazendo com que o problema vire uma bola de neve.

Permita-se evoluir com essas relações e busque o melhor delas. Por pior que seja seu trabalho ele deve lhe trazer algum ganho. Pessoas com inteligência emocional percebem isso e partem em busca da melhoria.

 

6. Zombar dos outros ou menosprezá-los

Perceber quando fazer piadas, para quem e que tipo de piada, para que não cause desconforto é uma característica de quem possui inteligência emocional.

Pessoas que não a possuem costumam fazer piadas fora de hora e, por vezes, piadas que acabam menosprezando os demais e até os deixando tristes. Ainda, essas pessoas culpam os outros por não entenderem ou não terem senso de humor, quando na verdade, ela quem está sendo inconveniente.

Piadas que ofendem, deixam de ser piadas e pessoas com inteligência emocional percebem isso.

 

A parte boa disso tudo é que a inteligência emocional é uma característica que pode ser desenvolvida. Alguns a desenvolvem mais facilmente que outros, mas todos podem e devem evoluir e procurar viver melhor, tornando também a vida das pessoas com quem convivem melhores. Por isso busque sua melhoria e verá que ter inteligência emocional é possível e gratificante.
A gente explica mais sobre a inteligência emocional aqui.

Gostou dessa matéria