Blog do Felipe Borba

8 Sinais De Que Você Está Estressado

Será que você anda estressado?

Nosso cérebro e nosso corpo envia sinais para a gente quando algo não está certo. Quando estamos estressados não é diferente. Confira alguns sinais que seu corpo dá quando você está estressado.

estressado

 

8 Sinais De Que Você Está Estressado

 

1. Transtorno do sono ou insônia

Um dos primeiros sinais do estresse é algum transtorno no sono. Observe-se por algumas noites e perceba a qualidade do seu sono. Se você acorda subitamente, se mexe muito durante a noite, tem dificuldade para dormir ou até mesmo insônia, há grandes chances de você estar estressado.

 

2. Mudança de peso sem motivo aparente

Quando estamos estressados todo nosso corpo sente. Nosso organismo também reage e acaba desenvolvendo disfunções na digestão e no processamento dos alimentos. Com isso também acabando alterando nossa alimentação, ingerindo alimentos desreguladamente, comendo demais ou nos alimentando pouco. Se você notou essas mudanças de apetite e de peso, tome cuidado.

 

3.  Dores de cabeça ou enxaqueca

Outro fator que mostra que estamos estressados e com o cortisol alto são as dores de cabeça e enxaquecas. Se elas se tornaram mais fortes e frequentes, talvez a causa seja o estresse.

 

4. Ansiedade

Mais um dos fatores que podem ser alterados pelo estresse. Ele nos torna mais ansiosos e preocupados com o futuro, causando aquela famosa angústia de roer as unhas, descontarmos na comida e ficarmos pensando nas coisas que provavelmente nunca vão acontecer daquela maneira.

 

5. Mudanças frequentes de humor

O cortisol também afeta nosso humor. Ficamos mais suscetíveis ao ambiente externo e nos deixamos afetar mais facilmente por eles. Quanto mais estressados estamos, maior nível de cortisol e consequentemente mais frequentes serão as mudanças de humor. Fique atento aos seus comportamentos, picos de excitação seguidos por picos de tristeza podem indicar que algo está errado.

 

6. Problemas de concentração e memória

Sinal frequente dos estressados são os problemas de concentração e de memória. Quanto mais estressados somos, mais ansiosos e dispersos ficamos. Tentamos pensar e cuidar de tudo, quando na verdade só estaremos nos sobrecarregando. Com o cérebro sobrecarregado e cansado, vêm os problemas de concentração nas tarefas presentes, por estarmos ainda pensando nas tarefas futuras e passadas. Essa “confusão mental” acaba afetando também sua memória já que os processos de concentração e neuroplasticidade também estão comprometidos.

 

7. Irritabilidade

Essa é conhecida popularmente como uma característica intrínseca dos estressados. Mais uma vez o cortisol tem sua parcela de culpa. Assim como a falta de sono, as dores de cabeça, a ansiedade e a fadiga mental. Tudo isso contribui para que seu humor mude e que você esteja mais propenso a ficar irritado.

 

8. Queda de cabelos

Sim, este também pode ser um sinal de estresse. Perder alguns cabelos por dia é normal, mas quando isso começa a se acentuar, fique atento, você pode estar ficando estressado!

Com os níveis de tensão mais elevados a queda de cabelos aumenta. Para quem tem predisposição à calvície, esse processo pode ser antecipado devido ao estresse.

 

Agora que você já conhece os sintomas do estresse, fique atento aos sinais e comece a cuidar mais de você e da sua saúde mental. Um exercício que pode ajudar, e muito, você no combate ao estresse é a meditação guiada. Eu explico mais sobre ela aqui.

Gostou dessa matéria