Blog do Felipe Borba

Felipe Borba 2 anos

9 Filmes que São Uma Verdadeira Aula

Filmes que São Uma Verdadeira Aula

Separamos 9 filmes para você escolher e assistir que são verdadeiras aulas de sabedoria e de lições de vida.

Não esqueça de colocar para ver o Trailer em HD.

 

1. A Revolução do Altruísmo

A Revolução altruísta é um filme incrível sobre a capacidade única do ser humano de se colocar no lugar do outro e agir de acordo.

O documentário traz uma série de pesquisas e exemplos para comprovar que apesar de muitas provas do contrário, o ser humano é sim, altruísta na sua essência.

Ainda, Richard Davidson e o monge budista Matthieu Ricard entram em cena para demonstrar, através da Neurociência, como a meditação e o mindfulness podem sim transformar você numa pessoa melhor. Imperdível.

 

2. Eu Não Sou Seu Guru

Documentário do guru Tony Robbins! Só isso seria motivo suficiente para você assistir, mas vou falar um pouco mais sobre o filme. Ele mostra a realidade de um dos maiores eventos do Tony. No documentário No filme podemos ver como é a abordagem do Tony e como ele consegue ajudar milhões de pessoas em seus treinamentos.

 

3. Poder Além da Vida

O filme é uma verdadeira lição para começarmos a construir uma vida diferente e melhor para nós mesmos. Cada diálogo do filme traz uma lição valiosa, portanto, assista ele com muita atenção.

O filme é baseado em uma história real, do atleta Daniel Millman, na sua busca para participar dos jogos olímpicos. Millman tem uma vida invejada, amigos, troféus, motos, mulheres, dinheiro, mas é uma pessoa egocêntrica e prepotente. Apesar dessa vida invejada ele está sempre insatisfeito. Em dado momento ele conhece um homem misterioso e que desafia todos os seus paradigmas e crenças de uma forma muito impactante. Através da sua sabedoria o homem que ele virá a chamar de Sócrates o auxilia na compreensão do significado da vida.

 

4. Coach Carter – Treino Para a Vida

Coach Carter traz inúmeras lições a cada vez que vejo. Mas, talvez, as principais são o significado de equipe, o conceito de liderança e de superação.

Inspirado em uma história real o filme fala sobre liderança e do papel do líder para o bom trabalho em equipe.

Ao treinar essa equipe que tem não tem um bom desempenho Carter, como todo bom coach, começa a questionar qual é o melhor dessa equipe e, unindo o talento de cada um e a melhoria nas vidas pessoais e na evolução acadêmica transforma-os em vencedores dentro das quadras e em suas vidas.

Um filme maravilhoso para ver com a família inteira.

 

5. O Lobo de Wall Street

Esse é um filme mais voltado para empreendedores e empresários. O filme foi baseado na história do milionário Jordan Belfort. O filme conta a história dele e do esquema que o levou a ser preso. Mas é um excelente exemplo de quanto a determinação influencia nosso futuro e da importância de manter seus princípios e sua ética para ter um negócio sério e de sucesso.

Ainda, o filme trata sobre a importância de termos uma gestão financeira do nosso negócio e um termostato ajustado para a nossa “saúde” financeira estar sempre em dia.

 

6. O Discurso do Rei

Mais um filme baseado em uma história real. Este conta a história do rei da Inglaterra, George VI, pai da atual rainha, Elizabeth II. É um excelente aprendizado para pessoas que têm dificuldade de falar em público e sobre a importância de se comunicar com eficácia. O filme ensina ainda que não precisamos dizer “sim” a tudo, por mais que estejamos trabalhando ou servindo alguém.

Indo a história do filme, George VI sofria de gagueira, o que o impedia de discursar para grandes públicos. Com a ajuda do terapeuta Lionel Logue ele aprendeu a se comunicar com excelência. Porém, por mais que estivesse servindo ao rei, Lionel nunca deixou de ter uma postura firme e exigente.

Muitas vezes, como gestor, você terá que ser firme sem perder sua delicadeza e bom humor, assim como Lionel, e aprender a se expressar, assim como o rei George.

Por isso, esse é um filme imprescindível para qualquer líder!

 

7. Divertidamente

Animação que realmente vale para toda a família assistir, aprender e se divertir. O filme é bastante criativo e traz personagens com muito simbolismo.

A história se passa na mente de Riley e tem como protagonistas 5 emoções que conduzem sua vida e, convenhamos, as nossas também. Elas são a Alegria, a Tristeza, a Raiva, o Medo e o Nojinho. Apesar de infantilizados, cada personagem possui suas características próprias e uma profundidade de significação estonteante. O filme torna as emoções palpáveis e dá personalidade a cada uma delas.

Ainda, o filme consegue tratar de forma muito inteligente a tristeza, não a vilanizando e mostrando a importância dela no cotidiano e como podemos trabalhá-la.

No filme a grande jornada acontece quando a Alegria e a Tristeza precisam se unir para retornar a sala de controle, de onde elas foram expelidas e onde elas são acionadas, cada uma no momento certo. Enquanto isso, sozinhas, aos outras 3 emoções não dão conta e causam uma confusão na vida de Riley.

Para retornar a sala de comando, a Tristeza e a Alegria percorrem o cérebro humano e revelam analogias impressionantes com a vida real.

Por mais que seja um filme que passe por um certo processo de infantilização ele não deixa nem um pouco a ser um filme importante para qualquer adulto assistir já que é repleto de simbolismos e analogias muito bem colocados.

Me arrisco a dizer que o filme é melhor aproveitado por adultos do que por crianças que. Embora as mesmas irão se divertir bastante, os adultos possuem toda carga de conhecimento e bagagem emocional para entender os diversos simbolismos e analogias que tornam o filme imprescindível para a sua lista!

 

8. Invictus

Esse filme tem várias temáticas que fazem dele um filme muito bom. Ele é baseado em uma história real, se passa na África, logo após o regime do Apartheid ser extinto mas a segregação ainda ser evidente na sociedade. Nelson Mandela, recém presidente da África do Sul, busca no Rugbi, esporte muito popular no país entre os brancos, uma forma de unir a sociedade. Com a Copa do Mundo de Rugby prestes a acontecer pela primeira vez na África do Sul, Mandela encontra no capitão do time de Rugby, François Pienaar, a ajuda que precisava. Mandela estabelece uma relação próxima ao capitão do time e atua como um instrutor fazendo o atleta refletir sobre as situações e acaba fazendo com que ele mude seu comportamento, adotando um novo formato de liderança no seu time.

Excelente filme sobre liderança e superação.

 

9. A Corrente do Bem

Esse filme é antigo mas merece estar nessa lista. Ele trata sobre a importância de ajudarmos o outro e sobre como pequenas ações podem causar uma corrente do bem e transformar vidas.

A história começa quando o professor Eugene Simonet desafia seus alunos a criarem algo que possa mudar o mundo. Um dos alunos, Trevor McKinney cria então um jogo em que a cada favor que você recebe deve retribuir a outras três pessoas. A ideia funciona muito bem e uma corrente do bem é criada que acaba auxiliando inclusive ao professor a encontrar um novo sentido em sua vida.

 

São filmes para todos os gostos mas que tenho certeza que irão inspirar muito você!

Faltou algum? Comente abaixo!

Gostou dessa matéria