Blog do Felipe Borba

Felipe Borba 4 anos

9 Filmes que Todo Empreendedor Deve Assistir

Chegou a vez dos filmes para empreendedores e empresários!

Fiz uma lista com os 9 principais filmes que são imprescindíveis para você, gestor, alavancar sua carreira e sua empresa.

Confira!

 

9 Filmes que Todo Empreendedor Deve Assistir

 

1. O Lobo de Wall Street

Eu já havia falado da importância deste filme nesse post aqui.

É um filme indispensável para empresários e empreendedores.

O filme foi baseado na história do milionário Jordan Belfort e conta a história dele e do esquema que o levou a ser preso. Jordan é um excelente exemplo de quanto a determinação influencia nosso futuro e da importância de manter nossos princípios e ética para ter um negócio sério e de sucesso.

Ainda, o filme trata sobre a importância de termos uma gestão financeira do nosso negócio e um termostato ajustado para a nossa “saúde” financeira estar sempre em dia.

 

2. O Homem que Mudou o Jogo

Nesse filme baseado em fatos reais e estrelado por Brad Pitt, o manager de um time de baseball, tem o desafio de gerir o time com poucos recursos e enfrentando a concorrência de grandes equipes. Ele, então, deixa de lado a esperança/expectativa dos olheiros e passa a trabalhar com estratégias e estatísticas para fazer investir nos jogadores e ter mais segurança no retorno deste investimento.

O filme trabalha muito bem todo essa estratégia e aprendizado do manager. Estratégia essa que depois viria a ser utilizada por todos os clubes da liga.

O filme vai mostrar ao empreendedor o quanto é preciso inovar, mudar o jogo e criar oportunidades, por mais que as situações pareçam desfavoráveis. Ainda, irá abrir seus olhos sobre a importância dos números, estatísticas e planejamentos.

 

3. Quem Quer Ser Um Milionário

Esse é um filme que irá trabalhar mais a sua inteligência emocional.

Nele, um jovem indiano, vindo de família pobre e uma infância marcada por violência, participa de um programa de perguntas e respostas na TV onde, em jogo, está ser milionário.

Para responder às perguntas, o jovem busca dentro de si e na sua história a resposta correta. E, apesar do filme trabalhar também um romance e drama no enredo, espero com esta dica que você fique atento e perceba que, muitas vezes as respostas às suas dúvidas e perguntas estão dentro de você.

 

4. Jobs

Não poderia faltar nesta lista a história dele que inspira e é um dos mentores de grande parte dos empreendedores, Steve Jobs!

Além de contar a trajetória de Jobs, o filme também aborda questões de mercado, como os blefes para a geração de resultados, a importância da ambição para gerar lucros e o lema de grande parte dos magnatas do mundo da tecnologia “vendo depois crio”.

Além disso, o filme também traz algumas lições práticas sobre como lidar com investidores, apostar em ideias, perseguir um ideal, fazer melhor que os outros, inovar e ter paixão pelo que faz.

Todo esse mindset não pode faltar e nem ser deixado de lado pelo empreendedor!

 

5. A Rede Social

Mais um filme que fala de um grande e bilionário empreendedor, Mark Zuckerberg. Além de contar a trajetória de Zuckerberg e de como foi criado o Facebook, A Rede Social impulsiona o espectador a criar e acreditar nas suas próprias ideias.

O filme ainda trabalha questões como o empreendedorismo e a luta por alavancar a empresa e por conseguir investidores.

Porém,  acredito que a lição mais importante deste filme seja referente às oportunidades e sobre o quanto você aproveita ou não aquelas que aparecem em sua vida.

Mark chamou alguns amigos para participarem da construção do Facebook. Alguns não aceitaram e outros sequer foram à reunião. No momento eles não percebiam, mas a oportunidade da vida deles batia á porta e eles deixaram passar.

Portanto, fica a reflexão: aproveite suas oportunidades, pois alguém pode aproveitá-las por você.

 

6. A Grande Virada

O enredo de A Grande Virada é baseado em um agente esportivo que é afastado dos negócios por acreditar que agentes deveriam dar um tratamento mais humano aos atletas. Por causa disso, ele começa a perder seus cliente e é forçado a recomeçar.

Além e mostrar a dificuldade do mercado e o quão é competitivo, o filme fará você enxergar que mesmo após um fracasso pode triunfar.

Ainda, uma questão muito forte no filme é a integridade dos valores éticos e morais e o quão importante é ser fiel à eles.

 

7. Fome de Poder

Além de ser um excelente filme e que trará parte da história da expansão dos fast foods nos Estados Unidos e do crescimento do McDonald’s, Fome de Poder vai abrir seus olhos para o mundo dos negócios.

No filme, os irmãos Mcdonald’s tinham um negócio inovador, porém não estavam dispostos a expandir. Ray Kroc propõe aos irmãos a expansão para todo o território dos EUA. Porém, embora tenha auxiliado e impulsionado o gigantesco crescimento da rede, Kroc irá se mostrar o pior sócio que os irmãos poderiam aceitar, ao mesmo tempo que irá transformar o McDonald’s na maior rede de fast foods do mundo.

Se por um lado, a lição que fica é de cuidar com quem você faz parcerias e ficar atento a questões contratuais. Por outro lado, o filme nos mostra o quanto é importante ter a visão de mercado, aproveitar ao máximo as oportunidades e se cercar de pessoas capacitadas para alavancar seu negócio.

 

8. Walt antes do Mickey

O filme, baseado em fatos reais, conta a história de Walt Disney e é, talvez, a maior história de superação que você verá.

A vida de Walt não foi um total conto de fadas. Ele precisou de muita persistência, criatividade e ajuda para alcançar o sucesso.

Nesse meio tempo, ele aprendeu a ser o empresário e empreendedor que hoje é modelo para o mundo!

Walt levou muitos “nãos” na vida, fracassou e quebrou a empresa mais de uma vez e sempre se levantou. E essa é uma lição muito forte no filme: fracassar faz parte.

Se quiser ler mais inspirações sobre Walt Disney, leia aqui.

 

9. Chef

Se você está pensando em largar seu emprego para criar seu próprio negócio mas tem medo, poucos recursos ou até acha impossível, este filme é para você!

Mais uma história de superação e de como você pode se reerguer diante as adversidades.

Chef conta a história do Chef Carl Casper que, depois de perder seu emprego consegue se reerguer, com a ajuda e apoio da sua família, e montar seu próprio negócio.

Além da importância dele para impulsionar você a realizar seus sonhos, Chef também deixa outra lição: a importância do carinho e apoio da família!

 

Quer mais dicas de desenvolvimento pessoal para empreendedor e empresário? Confira aqui!

Gostou dessa matéria