Blog do Felipe Borba

8 Dicas Para Blindar-se dos Sentimentos Negativos

Por vezes o nosso dia a dia é estressante e nos deixamos afetar por pequenos problemas que ocorrem e que acabam com nosso bom humor o dia inteiro. Ou então, encontramos aquele nosso colega de trabalho que está sempre reclamando e que nos coloca aquele pensamento negativo e ficamos para baixo. Saiba que tudo isso só afeta você porque você deixa e não consegue se blindar desses sentimentos.

Vou mostrar como você pode se blindar desses sentimentos negativos que podem acabar com o seu cotidiano.

 

proteja-se dos sentimentos negativos

 

1. Seja Responsável Pelos Seus Atos

Saiba que sempre, mas SEMPRE MESMO, você é o responsável pelos seus atos e por tudo que acontece na sua vida. No momento que você entender e aceitar isso vai parar de ser negativo e colocar a culpa no outro, na crise, ou no cometa que explodiu anos luz da terra.

Tomar responsabilidade pelos acontecimentos na sua vida, sejam bons ou ruins, vai fazer você sair da sua zona de conforto e ir atrás daquilo que é seu por direito.

Ainda, sabendo disso, você vai notar que a culpa de estar estressado hoje não é do cara que cortou a sua frente no trânsito esta manhã, mas sim de você que se deixou afetar por isso.

 

2. Seja Menos Reativo

Ainda no exemplo do cara que cortou sua frente esta manhã, se você for uma pessoa reativa, certamente já teria xingado ele de dez nomes diferentes e colocado a mãe dele na conversa. Saiba que, desta forma, você estará apenas gerando maiores níveis de estresse no seu corpo e afetando diretamente sua vida e sua saúde.

Então, para o seu bem, físico e mental, procure formas de se acalmar e não reagir de forma irracional às situações adversas.

Como? Exercícios de respiração são maravilhosos para isso, ou então, simplesmente sorria. Ao sorrir você estimula os músculos da face, esses estímulos irão estimular sua mente e ela interpretará essa situação como positiva, não gerando níveis de estresse.

 

3.  Não Se Sinta Responsável Pelos Outros

Geralmente, pessoas que se deixam afetar pelos sentimentos das demais, são pessoas que levam consigo um peso muito grande nos ombros. Se esse é seu caso, PARE JÁ COM ISSO!

Você não é responsável pelos demais.

Nem pelos atos deles, pensamentos, vidas e, muito menos, pelos problemas. Lembre-se que você nunca vai poder ajudar quem não quer ser ajudado. Com isso, não quero dizer para você tirar essas pessoas da sua vida e nem para não se importar com elas, mas sim para não trazer para si problemas e preocupações que não são suas.

Isso irá gerar uma alta carga de estresse e preocupação que fará você perder o foco para a tomada de decisões e resolução de problemas da sua própria vida.

Lembre-se, nunca se deixe em segundo plano!

proteja-se dos sentimentos negativos

 

4. Selecione As Pessoas Que Fazem Parte Da Sua Vida

Pessoas negativas podem estar em todo lugar, aprenda a selecionar aquelas que vão entrar em sua vida para que elas sejam pessoas positivas, proativas e que estejam sempre buscando serem melhores.

Já foi comprovado cientificamente que somos diretamente afetados pelas pessoas que nos rodeiam e que nos tornamos semelhantes a eles, tanto no aspecto físico, quanto psicológico e até financeiro. Aquela velha máxima “digas com quem andas e te direi quem és” é válida.

Então, procure andar com pessoas que transmitam, pensem e buscam o mesmo que você e você verá resultados diretos não só na sua vida pessoal como também na profissional.

 

5. Ignore As Pessoas Que São Inevitáveis

Mas tem certas pessoas que não podemos simplesmente tirar de nossas vidas, não é? Ou você vai simplesmente cortar relações com aquele seu familiar próximo que vive reclamando? Não!

Sempre iremos nos deparar com pessoas negativas, então aprenda a ignorá-las. O ignorar a que me refiro é no aspecto emocional. Aprenda a blindar-se das atitudes e pensamentos negativos dessas pessoas através da desvinculação dos problemas delas com você. Ainda, não se deixe afetar por elas.

Converse consigo mesmo e mostre a você pontos positivos e de melhorias que aquela negatividade do outro pode estar lhe apresentando, seja para parabenizá-lo por não ser mais assim ou para mostrá-lo aprendizados, soluções e melhorias para sua própria vida.

 

6.  Estabeleça limites

Em outras palavras: aprenda a dizer NÃO.

Se você é daqueles que sempre diz sim para tudo o que lhe pedem, saiba que você está acabando consigo mesmo. Você deve dar limites às pessoas, ao sempre dizer sim você pode estar deixando de lado coisas realmente importantes e imprescindíveis que você deveria fazer e que seriam de sua responsabilidade em detrimento de tarefas feitas para outras pessoas e que, talvez, nem fossem de sua responsabilidade. Isso irá sobrecarregá-lo de tal forma que poderá prejudicar em cheio o seu emocional e a sua produtividade.

Então saiba qual é seu limite e saiba dizer não aos demais. E, principalmente, saiba dizer não para aquilo que você não deseja fazer. Seja educado sempre, mas saiba dizer não àquele evento que todo mundo vai mas que você não quer participar. Não se culpe. Não há nada de errado em dizer não.

 

7.  Tenha Controle Emocional

Vou seguir ainda com o exemplo do carro que cortou a sua frente no trânsito esta manhã. Por não ter um controle emocional, você foi reativo, se deixou afetar, trouxe aquela carga negativa e aquele estresse pro restante do seu dia e fez dele um caos e uma sucessão de acontecimentos ruins.

Aí que ouvimos aquelas justificativas comuns:

“Ah, sempre que acontece algo ruim vem tudo junto” ou

“Lei de Murphy, não há nada tão ruim que não possa piorar” ou ainda

“Estou com uma nuvem negra sob a minha cabeça”.

Não, as coisas ruins não vem todas juntas e, aliás, se você parar para pensar, por mais ruim que as coisas estejam, estão acontecendo com muito mais frequência coisas positivas. Você apenas não permite as olhar por estar focado nas coisas ruins. Ainda, mude seu pensamento. Se algo é tão ruim, ele pode ser duplamente melhor.

Mas toda essa melhoria começa por você controlar a sua emoção e não se deixar afetar e educar a si mesmo que é você que permite que o externo afete seu interno. Então assuma o controle do seu emocional e esqueça aquela nuvem imaginária!

como se blindar dos sentimentos negativos

 

8. Descarregue a Negatividade

Por mais que a gente tente, por vezes fica difícil se blindar completamente de todas as situações do dia a dia. Então, vai a dica de ouro para você descarregar de vez toda a carga de negatividade e estresse do seu corpo.

As melhores formas de fazer isso é meditando, fazer exercícios de respiração, exercícios físicos e ter um sono de qualidade. Ainda, um banho relaxante e ficar em um local tranquilo e silencioso, que lhe traga um sentimento de paz também são formas poderosas de liberar toda a carga negativa sobre você.

 

Todas essas dicas irão auxiliar você a não se deixar afetar pelas adversidades diárias, mas saiba que tudo depende de você e que não será do dia para a noite que você conseguirá conquistar tudo isso. Ainda, é preciso que você tenha uma inteligência emocional que lhe prepare para saber lidar com tantas outras situações que passamos no dia a dia.

Quero deixar a dica para você utilizar a meditação para liberar essa carga negativa e dormir melhor. Clique aqui e aprenda como.

 

Quer complementar ou perguntar algo? Comente abaixo!

 

Gostou dessa matéria