Blog do Felipe Borba

Como Fazer Seu Dia Render Mais

Gestão do Tempo:

Quantas vezes você se pegou pensando que o dia deveria ter mais de 24 horas pra você conseguir fazer tudo o que precisa?

Pois saiba que, neste caso, não é o tempo que é curto, possivelmente é você que está gerindo mal seu tempo a ponto de não conseguir realizar tudo a que se propôs.

Selecionei 7 ações básicas mas que terão um impacto muito grande no rendimento do seu dia e farão você perceber que nessas 24 horas cabe também um tempo de descanso.

 

Gestão do Tempo

 

Como Fazer Seu Dia Render Mais

 

#1 Tenha Foco

O retrabalho pode tirar de você um tempo precioso! Por isso, foque no que está fazendo e dedique-se inteiramente a isso. Quanto mais concentrados e imersos no que estamos fazendo, melhor será nosso resultado e eficácia.

Portanto, tente esquecer tudo ao seu redor, e mantenha um ambiente de trabalho propício à concentração. Caso queira, coloque músicas que irão estimular sua concentração.

Você irá se tornar mais produtivo e evitar erros ou retrabalhos!

 

#2 Aprenda a Delegar

Você deve saber qual projeto ou serviço é o que demanda mais da sua atenção.

Aos que não precisam totalmente de você, aprenda a delegar e passar para outras pessoas. Para saber quais tarefas delegar ou não, o ideal é que você crie uma lista e estipule graus de importância e envolvimento para cada uma.

Delegando corretamente você terá mais tempo para se dedicar a outros projetos e decisões que exijam mais de você.

 

#3 Restrinja seu Acesso à Internet

Fique atento, porque esse pode ser o maior vilão da sua “falta de tempo”.

Eu sei que hoje quase não fazemos nada sem internet. Mas será que você realmente precisa verificar seu e-mail, seu Facebook ou seu WhatsApp a cada minuto?

Por mais que você precise de algum deles para trabalhar, restrinja os horários em que você irá acessá-los e responder às pessoas. Delimite um tempo inicial e final para estar nessas ferramentas e depois disso foque nos seus afazeres.

Ficar rolando a timeline do seu Facebook infinitamente só fará você ser improdutivo.

 

Faça seu dia render mais

 

#4 Programe sua Rotina

Organização é essencial para quem quer ter maior rendimento de tempo. Defina tempo de execução para cada tarefa, bem como metas de término. Defina também a ordem de execução de cada tarefa. Coloque nesta programação até os horários de acesso à internet ou mídias sociais e horários de descanso. Eles também são importantes para a sua mente.

Mas lembre-se, sua rotina de amanhã deve ser feita hoje!

Aqui a gente fez uma planilha de organização do seu tempo e das suas tarefas. Faça o download!

 

#5 Limite as Reuniões

Elimine aquelas longas e exaustivas reuniões onde não se produz nada.

Reuniões devem ser breves e diretas, com horário de início e final e com uma pauta pré-estabelecida.

Ainda, se possível, limite a quantidade de reuniões por dia, pois quanto mais reuniões e quanto mais tarde do dia elas forem, menos produtivas serão.

Uma boa opção e que pode economizar muito do seu tempo é fazer reuniões por vídeo chamada.

Pense nisso!

 

#6 Acabe Com as Interrupções

Além de tomar muito do seu tempo, ser interrompido a todo momento também tira você do seu estado de flow (fluxo). E depois, para retomar seu pensamento ou ação de onde estava, segundo pesquisas, pode demorar de 5 a 7 minutos.

Portanto, na sua rotina, você separe um tempo para atender solicitações internas de outros setores da empresa.

Tente, ainda, filtrar a importância destas solicitações e educar seus colegas de trabalho a falarem com você por um chat interno da empresa ou mesmo por e-mail.

Você pode também criar placas, como as dos hotéis, para colocar em sua porta quando está em um trabalho importante e que não pode ser interrompido.

Isso pode ser crucial na eficácia do seu dia.

 

Gestão do Tempo 02

 

#7 Faça  Gestão do Tempo

Saber gerir seu tempo ainda é a melhor opção para quem quer ter maior aproveitamento e eficácia no seu dia. A gestão de tempo irá englobar todas as questões que citei acima, além de ensinar de forma prática como você pode fazer para executar cada uma delas com maestria.

Por isso, você pode também buscar por cursos e treinamentos que irão auxiliar você em todas essas questões.

Conheça aqui nosso curso que irá ensinar você a Gerir seu Tempo, suas Finanças e muito mais!

 

O mais importante de tudo isso é tornar esses hábitos que citamos acima uma rotina. Tente mantê-los diariamente por pelo menos 1 mês. Depois disso, você já estará os executando instintivamente.

São pequenas ações mas que terão um reflexo gigantesco não só no seu dia e no tempo de execução das suas tarefas, como também na qualidade das mesmas.

 

Gostou dessa matéria