Blog do Felipe Borba

A Importância de Ter Uma Agenda

A agenda vai mais do que o simples marcar compromissos. Nela você irá externalizar suas memórias.

agenda

Pesquisas científicas mostram que escrever uma frase por dia pode deixar você mais feliz e mais otimista em relação à sua vida.

Quanto às tarefas, escrever listas pode deixar você menos estressado. E mais,  escrevê-las a mão aumenta as chances de serem realizadas.

Segundo o neurocientista Daniel Levitin, autor de “A mente organizada”, “tirar o que está na sua cabeça e colocar no mundo, seja em uma agenda ou em post its na sua geladeira, pode te fazer bem”.

O autor explica ainda que nossa cabeça só consegue prestar atenção em apenas 3 coisas ao mesmo tempo. Por isso, quando temos muitas tarefas para lembrar, fica difícil acompanhar o que precisa ser feito e isso nos deixa cansados e ansiosos.

Com o uso da agenda e até de post its você não só terá um lugar para anotar tudo o que queira, como também tirará o peso da sua mente de tentar lembrar de tudo e conseguirá priorizar tarefas e cumpri-las corretamente, tendo como ajuda a “colinha” na sua agenda.

Mas sua agenda não precisa ser aquela tradicional, você pode personalizá-la, anotando nela desde suas tarefas diárias, semanais e mensais, até frases de motivação, ideias e inspirações.

A dica é que você use símbolos para aquelas que devem ser lembradas, para as que têm prioridade e para aquelas que podem ser feitas posteriormente ou esperar algum tempo.

Ainda, nem sempre o mesmo método e a mesma agenda funcionará para todos. O que é comprovado neuro cientificamente é que externalizar e escrever pensamentos, anseios e objetivos é realmente eficaz. Então, cabe a você encontrar a forma que melhor se adapta e dar vida a sua agenda!

Quer saber como se manter em foco? A meditação pode te ajudar. Confira aqui!

 

Gostou dessa matéria