Blog do Felipe Borba

Felipe Borba 11 meses

Inteligência Social, Ela Determina Seu Futuro!

As relações sociais influenciam diretamente nossa biologia. As relações tóxicas ou a falta de boas relações podem gerar distúrbios físicos e mentais, como: doenças do coração, diabete, ansiedade, estresse, depressão, baixa autoestima, medo e insegurança. O assunto em pauta impacta diretamente a vida pessoal e profissional.

Você se torna muito parecido com as pessoas com quem convive.

Criado por James H. Fowler e Christian F. Hempelmann, o contágio social é a influência que seus amigos e os amigos dos seus amigos têm sobre você.

No livro “O Poder das Conexões”, James H. Fowler e Christian F. Hempelmann revelaram vários exemplos do contágio social e, para comprovar isso realizaram uma pesquisa. Eles avaliaram mais de 5 mil norte-americanos e levantaram os dados pessoais de mais de 50 mil, tendo por base que cada cidadão possuia em média 10 contatos. Após a análise, os dados revelaram, por exemplo, que o peso de cada participante variava diretamente conforme a mudança de peso dos 3 amigos mais próximos, bem como o estilo de vida.

Assim, os estudiosos chegaram a conclusão de que o comportamento também é transmitido de uma pessoa para a outra, assim como doenças virais, por exemplo. Sejam esses atos relacionados a compras, depressão, costumes alimentares e até formas de falar e ver mundo. Ainda segundo os estudiosos, o contágio social domina várias áreas de nossa vida, mesmo que muitas vezes não tenhamos consciência disso.

O antídoto: Inteligência Social

Comece analisando as pessoas com quem você convive.

Por exemplo, pessoas que costumam conviver com pessoas que reclamam bastante e que são infelizes, tendem a se tornar como elas. Veja seus pais, por exemplo, o quanto das suas atitudes, manias e humor não tem por base eles?
Ou seja, se você quer mudar sua vida você tem que escolher as pessoas ao seu redor ou passar a percebê-las para evitar ao máximo copiar hábitos negativos.

Busque interação com pessoas que tenham comportamentos, pensamentos e modos de vida de acordo com os quais você tem como objetivo de vida. Para que cada pessoa do seu ciclo social lhe acrescente.

Enquanto você andar apenas com pessoas limitadas, seja emocionalmente ou financeiramente você terá grande chance de ser como eles.

Se você quer ter sucesso na vida e crescer, selecione seu meio social e sua rede de contatos, ande com pessoas que já tem o resultado que você quer e estejam em constante crescimento. Aqui vale aquela máxima: “me digas com quem andas e te direi quem és”.

A maior parte das pessoas buscam aprender como funciona o mundo mas esquecem de aprender a funcionar dentro do mundo.

O intuito aqui não é virar as costas para ninguém e sim aprender a usar o antídoto, pois diversas vezes as pessoas tóxicas são pessoas importantes em sua vida. Eis que entra a Inteligência social, ou seja, capacidade de discernimento frente aos comportamentos errôneos de pessoas tóxicas, evitando ao máximo replica-los. Mantenha o respeito pelo outro mas não adote esses hábitos.

“Seja a mudança que você quer no mundo”. Dalai Lama

Quando você entrar na mentalidade certa, irá evoluir em pouco tempo muito mais do que evoluiu a vida toda.

Quer saber como entrar na mentalidade certa? Comece pela meditação!

Gostou dessa matéria