Blog do Felipe Borba

O Poder da Gratidão

A gratidão transforma vidas, e para melhor. Aprenda a agradecer e receber todos os benefícios que ela pode lhe trazer.

gratidão

A gratidão, em geral, está atrelada ao agradecimento por algo ganho através de fatores externos a você. Mas isso é apenas uma pequena parte do que é a gratidão. Ela não se limita a um “obrigado”, ela vai muito além disso.

É um estado de espírito que não só pode, como deve, ser atuante em todas as situações da nossa vida. É o sentimento de ser grato pelas coisas como elas são, sem que haja algum favorecimento material ou monetário que lhe desperte o desejo de ser grato.

Ainda, ela está relacionada a diversos benefícios pessoais e emocionais:

poder

Benefícios da Gratidão:

  1. Redução do Estresse

A gratidão é utilizada para valorizar o que você tem, e, com isso, ela alivia o estresse em situações que possam envolver perdas, causando bem menos preocupações, estresse e ansiedade com os acontecimentos futuros e focando nos benefícios das coisas que você possui hoje.

  1. Valorização das conquistas

A gratidão aumenta a autoestima e a valorização das coisas que você já conquistou até hoje. Você não mais se compara ao outro, e sim, valoriza as suas escolhas e aquisições pessoais.

  1. Sentimentos de Felicidade

A gratidão salienta em você os bons sentimentos, gerando assim uma constante sensação de felicidade. Ela transforma sentimentos de tristeza, ansiedade, inveja e frustração em alegria e felicidade.

felicidade

Como praticar a gratidão?

O simples fato de separar um tempo do seu dia para agradecer ao que você tem desencadeia toda essa série de fatores fundamentais para a sua qualidade de vida.

Contudo, a gratidão não deve ser exercida apenas quando coisas boas acontecem em sua vida. Você deve aprender a agradecer também aos acontecimentos ruins e a todo o ensinamento que você pode adquirir com isso.

Minha sugestão é que você tenha sempre um caderno e separe ao menos 1x ao dia para escrever tudo o que é grato. Com o tempo ela se tornará um hábito e, assim que forem acontecendo as coisas em sua vida, você automaticamente será grato por isso.

gratidão

Deixo aqui uma frase para você refletir sobre a gratidão e um desafio. Após ler essa frase, largue tudo o que estiver fazendo, pegue um bloco, uma agenda ou um papel e escreva ao menos 10 coisas ao qual você é grato:

Se você acordasse amanhã, apenas com o que agradeceu hoje, o que você teria?

 

Quer saber mais benefícios para sua vida? Conheça o Poder do Perdão.

Gostou dessa matéria