Blog do Felipe Borba

Como o Princípio 90/10 Pode Influenciar Sua Vida

Stephen R. Covey, administrador e autor de diversos best sellers, sendo o mais conhecido “Os Sete Hábitos das Pessoas Altamente Eficazes”, também foi o autor do princípio 90/10 que parte da premissa de que apenas pequena parte dos acontecimentos das nossas vidas dependem das circunstâncias.

O princípio 90/10 explica justamente como esses acontecimentos podem nos influenciar positiva e negativamente e nos ensina a não sucumbir à eles. Adquirindo esse conhecimento, você pode mudar positivamente sua vida e a forma com que lida com cada acontecimento nela.

Nós desempenhamos um papel decisivo sobre as consequências e o quanto nos deixamos afetar especialmente pelos pequenos imprevistos do dia a dia. O princípio 90/10 vai mostrar a você que pode gerir suas reações e determinar se seu dia será bom ou ruim.

 

O princípio 90/10

Para explicar para vocês vou usar o mesmo exemplo que Stephen usa para explicar esse princípio:

Você está sentado na mesa lendo seu jornal e tomando seu café da manhã antes de ir para o trabalho. Sua filha, ao se sentar na mesa, derruba o café em você. Na mesma hora você se levanta e começa a xingar sua filha por ter derrubado o café em você e também sua esposa por ter colocado a xícara naquele local da mesa. Tomado pela raiva você vai trocar de roupa. Ao voltar, você vê sua filha chorando e sua esposa tentando consolá-la. Sua filha nem conseguiu terminar de tomar o café e ainda não arrumou sua mochila para ir à aula, com isso, acaba perdendo a van para ir à escola. Resultado, você precisa levar sua filha para a escola antes de ir ao trabalho. Como já está atrasado, infringe as leis de trânsito e é parado e multado por um policial. Para completar, chegando próximo ao serviço, você percebe que esqueceu alguns documentos em casa e tem que voltar.

Seu dia começou ruim e está cada vez pior. Você não vê a hora de que este dia acabe.

Ao chegar em casa, esperando descansar, você percebe sua filha e sua esposa chateadas e um clima pesado na sua casa e com a sua família.

princípio 90/10

Tudo isso por causa de uma xícara de café!?

Errado!

Isso tudo se deu por causa da sua reação à situação.

 

O que é o princípio 90/10?

Segundo o princípio 90/10, 10% das coisas que acontecem nas nossas vidas não podemos controlar, como por exemplo, a queda da xícara de café. Mas os outros 90%, que são nossas reações e os resultados delas podemos controlar facilmente.

Pense como tudo poderia ter sido diferente mudando apenas suas reações:

Você está sentado na mesa lendo seu jornal e tomando seu café da manhã antes de ir para o trabalho. Sua filha, ao se sentar na mesa, derruba o café em você. Na mesma hora você respira fundo, mantém a calma e procura limpar a bagunça. Sua filha fica se sentindo culpada e está prestes a chorar, então você acalma ela e pede apenas para que ela tenha mais cuidado da próxima vez. Você vai ao quarto trocar suas roupas e, por estar mais calmo, lembra dos documentos que precisa levar ao trabalho hoje. Ao voltar para a cozinha, percebe que sua esposa já está se despedindo da sua filha que já está entrando na van para ir ao colégio. Você se despede da sua esposa e vai ao trabalho tranquilamente.

Ao chegar em casa, após o trabalho, as duas já estão sentadas na mesa esperando você para o jantar.

 

O simples reagir e a raiva gerada, segundo o princípio 90/10, foi o que causou todos os problemas e não a xícara com café derramada. Afinal de contas, convenhamos, não é algo tão grave assim.

reaction

O que fazer então?

Com isso, Stephen nos ensina que, apesar das circunstâncias, o mais importante é manter a calma para ser capaz de raciocinar e imediatamente estabelecer uma solução não deixando aquilo afetar o resto do seu dia.

Geralmente tentamos ficar buscando culpados e esquecemos que esse tempo usado para determinar culpa pode ser essencial para focarmos no que realmente importa e para ajustar nossas reações e determinar as consequências da situação

Lembre-se que o nosso estado de humor e as nossas reações a tudo o que acontece em nosso entorno, dependem principalmente de nós mesmos. Este é o princípio 90/10: 10% das coisas da vida são relacionadas com o que acontece, os outros 90% são relacionados com a forma com o qual reagimos ao que acontece.

 

Aprenda a agir corretamente e verá a mudança positiva que isso pode trazer à sua vida.

 

E aí, gostou? Comente e faça sua pergunta abaixo!

Que tal conhecer um pouco mais sobre a Inteligência Emocional? Clique aqui e leia a matéria.

Gostou dessa matéria