Blog do Felipe Borba

Tire o “NÃO” da Sua Vida

A palavra “NÃO” pode estar barrando seu crescimento e até sua comunicação com as outras pessoas. Vou mostrar para você o quanto retirar o “não” da sua vida pode ajudar até na sua memória e na conquista dos seus objetivos!
não

 

Tire o “NÃO” da Sua Vida

Primeiro vamos elucidar o significado da palavra “não”. A palavra não é uma abstração. Ela, por si só, não diz nada, pois nossa mente se fixa em interpretar a que ela se refere, ou seja, nossa mente foca no que vem depois da palavra não.

Por exemplo, quando eu digo, “não pense em um balão azul” no que você pensou?

Em um balão azul, certo?

Devemos ter em mente que quanto mais precisa for nossa fala, melhor será o resultado dessa comunicação.

Para obter essa assertividade, é melhor nos referirmos ao que nós queremos, ao invés de falarmos do que nós não queremos.

Essa linguagem assertiva acelera o processamento da informação no nosso cérebro, principalmente em situações de pânico, onde ele está focado na reação e demora mais para a assimilar as informações. Por isso, uma frase que nos diga o que fazer é mais fácil de ser compreendida do que uma que nos diga o que não fazer.

É comum, por exemplo, encontrarmos em prédios o seguinte aviso “em caso de incêndio não use o elevador”. Porém a linguagem mais rápida e que obtém melhores resultados é a linguagem afirmativa, que neste caso seria “em caso de incêndio, utilize as escadas”.

 

O Uso da Linguagem Negativa (Não)

O uso da linguagem negativa provoca ainda o comportamento inverso ao que se deseja evitar. É comum encontrarmos em caixas eletrônicos avisos como “não esqueça de retirar seu cartão” , ou em estacionamentos de shoppings avisos de “não esqueça de validar seu ticket”.

E o que mais vemos, se é que já não passamos por isso? Cartões esquecidos nas máquinas e pessoas voltando ao shopping para validar o ticket.

Nestes dois casos o correto seria falar “lembre-se de retirar seu cartão” e “lembre-se de validar seu ticket”. Portanto, sempre que quiser se lembrar de algo, procuro dizer “preciso lembrar de…” ao invés de falar “não posso esquecer de…”.

Outra dica é referente aos seus objetivos. Quando colocados de forma positiva, eles tendem a produzir melhores resultados. Caso queira entrar em uma dieta, experimente dizer “preciso comer comidas saudáveis” ao invés de falar “não posso comer comidas gordurosas” por exemplo.

Seu foco deve sempre ser no objetivo a ser alcançado, portanto coloque-o sempre em linguagem afirmativa! Isso é válido para tudo aquilo que você almeja.

Essas dicas são válidas não só para o não, mas também para outras palavras negativas como “nunca” e “evite”.

Seja mais objetivo e afirmativo na sua comunicação e você verá que os resultados aparecerão em breve.

 

Agora é sua vez, vamos praticar um pouco!

Transforme as frases abaixo em frases positivas 😉

1. Não deixe ao alcance das crianças.

______________________________.

2. Evite pisar na grama.

______________________________.

3. Nunca atravesse com o sinal vermelho.

______________________________.

 

Quer saber mais?
A gente separou 10 crenças limitantes que podem estar barrando o seu desenvolvimento. Leia aqui!

Gostou dessa matéria